No Salão Duas Rodas 2011 a Yamaha apresentou sua grande novidade para o mercado brasileiro em 2012, a esperada XT660Z Ténéré. Os saudosos fãs da famosa Ténéré da década de 90, estão contando as horas para botar as mãos nesta máquina.
Informações da Yamaha dão conta que o Brasil passará a ser o único país do mundo a ter os três modelos, ou seja; XT1200Z Super Ténéré, XTZ250 Ténéré e a XT660Z Ténéré, com os mesmos padrões estéticos na cor azul, em suas versões para 2012.
Lançada na Europa em 2008, só agora chega ao Brasil, fabricada em Manaus-AM, com a mesma base mecânica da XT660R, aliás, continuará a ser vendida no Brasil. Entretanto a ergonomia é completamente diferente. O banco tem dois níveis e é 40 mm mais alto. As pedaleiras são mais largas para facilitar a condução em pé. A posição do guidão é diferente, para facilitar grandes jornadas. O visual segue a fórmula das irmãs, com carenagem e pára-brisa, alem da tradicional cor azul adotada como marca registrada em seus modelos.
As diferenças entre a XT660R e a XT660Z, além da estética e ergonomia, é o peso. A nova pesando 186 quilos a seco e 206 em ordem de marcha, contra os 165 da 660R, isto sem contar inúmeros acessórios que a Ténéré 660Z oferece, o que pode deixar esta moto mais pesada e cara.
A Yamaha colocou duas diferentes propostas, a XT660Z está preparada para o touring, diferente da XT660R que é uma médium trail. Um novo mapeamento de injeção foi empregado a fim de prover características para as longas viagens na XT660Z, tanto que há pequenas diferenças de potência e torque máximo entre as duas motos. O tanque de combustível da Ténéré é de 23 litros, contra os 15 litros da XT660R.
As duas motos compartilham o mesmo motor, um monocilíndrico com injeção eletrônica e arrefecimento líquido, levando está máquina aos 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque de 5,95 kgfm a 5500 rpm. Na XT660Z o propulsor foi otimizado para dar mais torque em baixas e médias rotações, favorecendo em muito a tocada fora de estrada.
Os freios sem ABS, com dois discos de 298 mm de diâmetro com pinça de duplo pistão na dianteira e disco simples na traseira, garantem uma boa segurança ao conjunto.
Apesar da Yamaha não ter declarado seu preço, o mercado aposta em torno de R$ 30.500,00, mais o frete. É esperar para ver.
Informações da Yamaha dão conta que o Brasil passará a ser o único país do mundo a ter os três modelos, ou seja; XT1200Z Super Ténéré, XTZ250 Ténéré e a XT660Z Ténéré, com os mesmos padrões estéticos na cor azul, em suas versões para 2012.
Lançada na Europa em 2008, só agora chega ao Brasil, fabricada em Manaus-AM, com a mesma base mecânica da XT660R, aliás, continuará a ser vendida no Brasil. Entretanto a ergonomia é completamente diferente. O banco tem dois níveis e é 40 mm mais alto. As pedaleiras são mais largas para facilitar a condução em pé. A posição do guidão é diferente, para facilitar grandes jornadas. O visual segue a fórmula das irmãs, com carenagem e pára-brisa, alem da tradicional cor azul adotada como marca registrada em seus modelos.
As diferenças entre a XT660R e a XT660Z, além da estética e ergonomia, é o peso. A nova pesando 186 quilos a seco e 206 em ordem de marcha, contra os 165 da 660R, isto sem contar inúmeros acessórios que a Ténéré 660Z oferece, o que pode deixar esta moto mais pesada e cara.
A Yamaha colocou duas diferentes propostas, a XT660Z está preparada para o touring, diferente da XT660R que é uma médium trail. Um novo mapeamento de injeção foi empregado a fim de prover características para as longas viagens na XT660Z, tanto que há pequenas diferenças de potência e torque máximo entre as duas motos. O tanque de combustível da Ténéré é de 23 litros, contra os 15 litros da XT660R.
As duas motos compartilham o mesmo motor, um monocilíndrico com injeção eletrônica e arrefecimento líquido, levando está máquina aos 48 cv de potência máxima a 6000 rpm e torque de 5,95 kgfm a 5500 rpm. Na XT660Z o propulsor foi otimizado para dar mais torque em baixas e médias rotações, favorecendo em muito a tocada fora de estrada.
Os freios sem ABS, com dois discos de 298 mm de diâmetro com pinça de duplo pistão na dianteira e disco simples na traseira, garantem uma boa segurança ao conjunto.
Apesar da Yamaha não ter declarado seu preço, o mercado aposta em torno de R$ 30.500,00, mais o frete. É esperar para ver.
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