Nestes últimos tempos as autoridades disseram e continuam a dizer muitas besteiras, barbaridades e idiotices sobre acidentes envolvendo motocicletas. Chegou ao ponto em que um alto funcionário do DENATRAN, que não lembro do nome agora, ao dar uma entrevista na TV, rádio e jornais, disse o seguinte: "É de suma importância a colocação dos adesivos nos capacetes para que o motoqueiro fique visível. Os adesivos deverão ser colocados na parte de trás, nas laterais e na parte frontal do capacete". Estes caras que fizeram a tal Resolução 203 provaram que não sabem do que falam. Adesivo na frente para quê? Grande parte dos capacetes produzidos hoje são pintados e/ou possuem detalhes feitos com tintas reflexíveis. E tem mais, já há algum tempo, os motociclistas são obrigados a pilotarem com o farol ligado, (ótima resolução) durante o dia. Pergunta: alguém consegue ver adesivo ou qualquer coisa na parte frontal do capacete além do farol da motocicleta, seja de dia ou à noite? Claro que não! Coisa mais idiota. Todo motociclista é obrigado a usar viseira nos capacetes, ou óculos adequados! Concordo plenamente. Mas por falta de detalhamento da tal Resolução 203, já vi agentes de trânsitos multarem motociclistas parados em farol de trânsito (semáforos), por estar com a viseira aberta. Meu Deus do céu! Realmente as ditas autoridades de trânsito não sabem o que fazem. Vejamos os motivos: o capacete fechado seja qual for, do mais barato ao mais caro, com alta tecnologia ou não, em baixa velocidade ou parado, embaçam as viseiras, dificultando a visão. Se chover, pior ainda, o motociclista fica quase cego, tem que abrir a viseira para não embaçar. Que o digam os pilotos da Fórmula 1, que têm os mais modernos capacetes. Quando eles diminuem a velocidade tanto no seco e como na chuva, abrem a viseira, porque embaça, ficam cegos. Mas pela Resolução 203, isto não pode ser feito, é passível de multa. Mesmo nos veículos de quatro rodas, quando está chovendo, tem que abrir o vidro do carro ou ligar o ar condicionado, senão os vidros embaçam, atrapalhando a visão do motorista. Imaginem um capacete sem refrigeração na chuva, além do calor infernal a viseira vai embaçar. Temos que respeitar esta resolução neste item? Claro que não! Se o motociclista diminuir a velocidade abaixo de 20 Km/h a viseira começa a embaçar. Se estiver frio ou chovendo, piora mais ainda. Aí, estes caras do governo, vão para a imprensa falar besteiras. Quando vejo o título dos caras (Doutor em Acidentes de Trânsito, Especialista em Acidentes com Motocicletas, especialista disto e daquilo) vejo que nunca colocaram a bunda em uma motocicleta! Não têm noção nenhuma de como age uma moto no trânsito, ou como fica o capacete nestas condições. De como é a reação da moto numa emergência. Prova disto são as faixas de pedestre e centrais, ou qualquer outra sinalização horizontal. São verdadeiras armadilhas para qualquer veículo que precisa frear numa emergência. O material usado nas faixas de sinalização horizontal das vias e estradas é altamente escorregadio. Foi aprovado pelas ditas autoridades, doutores e professores em trânsito. É como se uma pessoa escolhesse um médico para uma cirurgia de coração somente pelos seus títulos, sem nunca ter feito uma cirurgia, conhecimento só na teoria. Quem faz este tipo de escolha? Só nossos governantes. Colocam pessoas com muitos títulos e nenhuma experiência, legislando e falando besteiras, em assuntos que só conhecem por teorias de livros, vídeos, estatísticas, conhecimento de sala de aula.
quinta-feira, 19 de agosto de 2010
OS ACIDENTES COM MOTOCICLETAS
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