Está chegando ao Brasil a Yamaha Super Ténéré XT 1200Z. A big trail que foi lançada no em de 2010, provavelmente desembarcara em território brasileiro.
Um nome consagrado com uma biografia de respeito em todo o mundo, a Super Ténéré deverá chegar as lojas com preço sugerido de R$ 59 mil a seco (sem transporte e óleo), quer encarar de frente suas concorrentes diretas, como a BMW R1200 GS e a KTM 990 Adventure.
A XT 1200Z tem uma trajetória que a Yamaha faz questão de lembrar, desde a Ténéré 600 e a Ténéré 750. A Super Ténéré 1200 chega com o objetivo de resgatar esse espírito. A aventureira vem equipada com novo motor dois cilindros de 1.199cc, que desenvolve 110 cavalos de potência e torque de 11,6 kgfm que trabalha em conjunto com uma transmissão de seis velocidades.
Com sistema de arrefecimento a água, o propulsor é dotado de pistões forjados e na sua construção utiliza virabrequim na posição de 270 graus, recurso que, segundo o fabricante, oferece maior tração. Para equilibrar o funcionamento do motor a engenharia trabalhou para manter o nível de suavidade parecido com virabrequim de 360 graus. O sistema de exaustão utiliza escapamento 2 em 1.
Super Ténéré é montada em um quadro de aço para aumentar a resistência contra impactos e oferecer um bom nível de controle, jogando o máximo de peso na parte inferior. A suspensão dianteira telescópica invertida possui tubos internos de 43 mm de diâmetro e conta com recurso ajustável de pré-carga para equilibrar as forças de compressão e ressaltos. Na traseira, a suspensão do tipo é mono-amortecida com link.
A Super Ténéré pode ter o seu comportamento modificado por meio de dois modos de seleção: S (Sport), que regula a resposta do motor para valorizar a esportividade e T (Touring), que facilita a rodagem nas viagens e voltas na cidade. A mudança é feita por uma chave no guidão e o funcionamento pode conferido no display do painel de instrumentos. O assento da Super Ténéré também possui um sistema para a regulagem de altura em dois níveis. O mais alto é de 870 mm e o mais baixo é de 845 mm.
Entre outras novidades, a super big trail da Yamaha vem com controle de tração, freios ABS lineares com variação de carga e controle de frenagem unificado (recurso que detecta a força aplicada no freio da frente e ativa um nível apropriado de frenagem da roda traseira) e o sistema YCCC-T (Yamaha Chip Controlled Throttle), que regula as respostas do acelerador.
O tanque de combustível de 23 litros e as rodas com preparação para usar pneus sem câmaras de ar também ressaltam a sua capacidade de encarar longas jornadas.
Ficha Tecnica
Motor: 4 tempos,DOHC, 2 cilindros em linha, 4 válvulas, injeção, dupla ignição, refrigeração liquida.
Cilindrada:1.199cc
Diâmetro e curso: 98 mmx 79,5 mm
Taxa de compreensão: 11.0:1
Potência máxima: 110 cv a 7.250 rpm
Torque máximo: 11,6 kgfm a 6.000 rpm
Sistema de lubrificação: Cárter seco
Tipo de embreagem: Permanente engrenada, 6 velocidades
Sistema de ignição: Cardã
Quadro : Backbone em aço
Suspenção dianteira: Garfo telescópico, tubo de 43mm, pré-carga ajustável, amortecimento de compressão e retorno
Curso da roda dianteira: 190 mm
Suspensão traseira: Mono-amortecedor, ajustável para pré-carga e retorno
Curso da roda traseira: 190 mm
Freio dianteiro: disco duplos hidráulicos tipo wave de 310 mm ABS/Sistema de Frenagem Unificado
Freio Traseiro: Disco hidráulico tipo wave de 282 mm
Pneu dianteiro: 110/80 R 19M/C 59V
Pneus traseiro: 150/70 R17M/C 69V
Comprimento total: 2,255 mm
Largura total: 980 mm
Altura total: 1.410 mm
Altura do assento: ajustável 845/870 mm
Distância entre-eixos: 1,540 mm
Distância mínima do solo: 205 mm
Peso total (ordem de macha): 261Kg
Capacidade do tanque combustível: 23 litros
Quantidade óleo: 4,2 litros
Cor: Azul viper
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