segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Mais uma diarréia cerebral: Projeto de Lei 243/11 – Salvador - BA

Um vereador, vou declinar do nome, elaborou um Projeto de Lei que para muitos não passa de pura demagogia ou sabe-se lá o que mais, fica patente que este senhor não tem conhecimento de causa.
O Sr. vereador de Salvador-BA, idealizou o PL nº 243/11 que diz o seguinte: Condutores e passageiros de motocicletas, motonetas, ciclomotores, triciclos e quadriciclos motorizados, só poderão circular pelas  ruas de Salvador utulizando jaquetas ou coletes de segurança refletivos, identificados com o número da placa do veículo. A argumentação do tal vereador foi a seguinte: Aumentar a segurança da população e a imagem de categorias que utilizam motos. A intenção principal do vereador é "assegurar aos trabalhadores que encontraram nas motocicletas uma forma digna e honesta de trabalho, já que a quantidade de elementos que se utilizam desse meio de transporte ágil e econômico para cometer diversos delitos é em número considerável o que, muitas vezes, contribui para difamar a categoria".
O senhor vereador, está simplesmente jogando o ônus da incompetência do município nas costas dos condutores de motocicletas. Aliás, coisa muito comum neste nosso Brasil.
Já apareceram diarréias cerebrais de todas as maneiras, com intuito de evitar os criminosos que usam motocicletas. Placas nos capacetes, aumento no tamanho das placas das motos, fixar placas na frente das motos, agora mais esta, jaquetas e/ou coletes refletivos com as placas das motos pintadas bem grande. Só posso pensar em duas probabilidades: incompetência ou má fé.
Ninguém pensa nos custos que isto vai acarretar ao coitado do motoboy, que arrisca sua vida no dia a dia para ganhar uma miséria. Um trânsito que está patente a incompetência de nossas autoridades, que alem de ter uma fiscalização ineficiente e meramente punitiva e arrecadadora.
Daqui a pouco vai aparecer um político para propor um projeto de Lei que vai falar mais ou menos assim: PL666666/11: Todo cidadão que adquirir e/ou comprar um celular terá que tatuar em sua testa o número do aparelho. A justificativa poderá ser: "Para evitar o golpe da saidinha dos bancos, a pessoa vai pensar duas vezes antes de praticar o crime, caso o faça, será fácil identificar o meliante, uma vez que o número de seu celular estará tatuado bem grande em sua testa".
Alguém conhece algum ladrão, assaltante, estuprador, etc, que adquire ou compra um veículo registra em seu nome e sai por aí cometendo crimes.
Tenha paciência vereador, vai procurar algo de útil para fazer!
A sua ideia do colete seria até louvável, principalmente à noite, se estivesse pensando na segurança do trabalhador motociclista, como aliás já existe Lei para isto. Agora colocar a placa do veículo para inibir crime, é ser muito infantil, é demagogia achar que isto vai diminuir crimes praticados com motocicletas. Fico imaginando qual seria o projeto de Lei que vai aparecer, tendo em vista a grande quantidade de crimes cometidos pela internet. Tatuar o IP do microcomputador! É de causar pândegas meu caro vereador.
A incompetência do estado não pode ser jogada para cima do povo trabalhador e honesto.
Meu caro vereador, seria até compreensivo se você colocasse sua bunda em uma motocicleta e saísse por aí para conhecer a realidade dos motociclistas, se lhe faltar coragem para isto, consulte as associações de classe, os moto clubes e principalmente os trabalhadores motoboys. Talvez você aprenda alguma coisa e faça algo de útil para os motociclistas. Melhorar a sinalização vertical, mandar retirar os tachões refletivos causadores de acidentes graves com moto, faixas pintadas nas pistas com tintas altamente escorregadias quando molhadas, quebra molas sem sinalizações e totalmente fora de padrão. Quer mais? Faça um estudo sério antes de falar e fazer besteiras.

Um comentário:

  1. Realmente e cada uma que estes que estes políticos aprontam. Podemos contar nos dedos de uma mão o político que um dia fez algo de bom para os eleitores.
    Carvalho

    ResponderExcluir