- a) Começou chover, você deve desacelerar com calma sua moto, manter uma distância do tamanho de mais ou menos três carros do veículo que está a sua frente.
- b) Muito cuidado com os pedestres, quando a chuva começa, ocorre aquela típica correria atrás de abrigo.
- c) Evite fazer manobras ou freadas buscas, o risco de derrapagem é grande. Lembre-se da mistura água, óleo e sujeira da pista, essa mistura só é “lavada” pela própria chuva após uns 15 a 20 minutos.
- d) Neste período de chuvas, faça sempre a revisão da parte elétrica de sua moto. Manter o farol aceso o tempo todo evita multas e melhora sua visão, e quem vem atrás terá uma boa visibilidade da sua moto devido às luzes da lanterna traseira.
- e) Se estiver em movimento NÃO ligue o pisca alerta, você poderá ser multado, este tipo de sinalização/iluminação só deve ser acionada se o veículo estiver parado em emergência.
- f) Use e abuse dos espelhos retrovisores de seu veículo para poder “monitorar” o erro dos outros.
- g) Se sentir o veículo “derrapando” um pouco na pista (como se estivesse
- boiando) quer dizer que ele está aquaplanando. Use o freio motor, diminuindo a velocidade, pois o veículo irá ganhar peso e voltará a tocar os pneus no solo.
- h) Não confie em pneus de chuva, eles dão uma falsa sensação de segurança. Debaixo de chuva, cada Km rodado e diferente, use sua experiência, seu faro e instinto. Inúmeras variáveis devem ser analisadas (tipo de moto, piso, quantidade de água, condições locais, e principalmente a forma de condução do piloto etc.).
- Por ultimo, evite andar debaixo de chuva. Principalmente se não tem experiência em pilotar motos, mande seu orgulho para longe e aguarde a chuva passar. Sua vida e integridade física vale mais que seu orgulho.
sexta-feira, 23 de setembro de 2011
PILOTANDO NA CHUVA (dicas)
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