Pode-se ver o bujão e, bem a esquerda da foto a torneira |
Como voltei ao time dos que usam
motos com correntes o velho problema da lubrificação reapareceu, principalmente
em viagens longas e por estradas de terra ou areia. Em recente viagem a Alto
Paraíso tivemos a oportunidade de verificar até onde pode ir a criatividade de
um motociclista para resolver o assunto, no caso o amigo Rene Cesar (Santos/SP)
que adaptou o sistema a seguir descrito para uma Honda XRE -300.
Material utilizado: um bujãozinho
de óleo de freio de fusca, alguns cm de mangueira flexível e uma torneirinha do
tipo que se utiliza em pequenos fogões a gás.
Como se pode ver nas fotos abaixo o sistema é
preso ao suporte de alforje. Quando necessário, abre-se a torneira até o
lubrificante preencher uns 20 cm da mangueira, cuja ponta deve estar próxima à parte
inferior da corrente. Daí basta fechar a torneira e percorrer mais ou menos um
km em baixa velocidade. O lubrificante irá gotejar sobre a corrente, por ação
da gravidade e pronto, lubrificação feita.
Texto: Naor Seixas Monte
Achei interessante e cômodo, mas pelo visto faz uma sujeira danada nos pneus, rodas e adjacências. Em uma viajem longa vale a pena.
ResponderExcluir