segunda-feira, 4 de abril de 2011

Manutenção da bateria de motos

Opa...a moto não pegou. Bem na hora daquele passeio. Esta situação já deve ter acontecido com vários motociclistas.
Da bateria da moto  depende a partida elétrica, o arranque do motor, todo o sistema elétrico, principalmente as luzes de freio, sinalizadoras de direção e farol. Sem contar as motocicletas de médio e grande cilindradas, que só possuem partida elétrica. Não tem situação pior que você ficar sem bateria da motocicleta.

As baterias das motos estão dimensionadas, devido às condicionantes de espaço e peso, para facultar o arranque do motor sendo quase utilizadas no seu limite nesse instante. Assim, é necessário que a bateria se encontre sempre em ótimas condições, para que não surjam surpresas. Existem dois pontos em que se deve ter especial atenção na manutenção das baterias: o nível da água e a limpeza dos terminais.

Em relação ao nível da água é necessário que este encontre sempre entre as marcas de máximo e mínimo inscritas na bateria em todos os elementos. Caso o nível da água se encontre abaixo do mínimo em algum dos elementos da bateria, é necessário destapar o respectivo elemento e adicionar água destilada até completar o nível. Nas baterias sem manutenção (MF-Maintenance Free) não é possível realizar esta operação.
O outro ponto é a limpeza dos terminais da bateria. As baterias têm tendência a formar depósitos e acumular zinabre na zona dos terminais. Estes depósitos podem dificultar a passagem da corrente elétrica, não permitindo assim o uso da bateria com força total. Para limpar os terminais da bateria, deve-se retirar a bateria da moto, desligando os terminais (1º o negativo e depois o positivo) e limpar os terminais e as zonas mais próximas com uma solução de água e bicarbonato de Sódio. Depois de estarem bem limpos, deve-se ainda passar com um pedaço de lixa fina na zona de aperto dos terminais da bateria e dos cabos. Para montar a bateria na moto deve-se apertar os terminais pela ordem inversa à desmontagem, e não esquecer de encaixar o tubo de ventilação.
Caso surja a necessidade de carregar a bateria, esta carga deve ser efetuada com a bateria desligada da moto, com os orifícios de enchimento abertos.

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