segunda-feira, 9 de setembro de 2013

ALTO PARAÍSO DE GOIÁS - GO

Cerca de 230 km de Brasília, um ótimo passeio, mas que relativamente poucos motociclistas fazem. Após deixarmos a Br 020, rodovia GO 118 apresenta trechos ruins, com sulcos no asfalto e um buraco ou outro, daí não se recomendar ir à noite.
Alto Paraíso possui apenas um posto de combustível, na rodovia, à esquerda de quem chega. Se o destino for São Jorge é recomendável abastecer, uma vez que na Vila não há postos. A estrada para a referida Vila tem um trecho de uns 15 km de terra, onde se recomenda a máxima cautela, em razão das “caixas de pó”, como os locais as chamam. Trata-se de trechos cobertos por uma camada finíssima de pó, parecendo talco, que pode encobrir pedras, buracos ou mesmo ser tão profunda que as motos derrapam. Trecho não recomendado para modelos custom, mesmo com as big trail se exige cautela. A hospedagem em São Jorge é mais cara que em A. Paraíso, mas a Vila tem seu encanto próprio.
Alto Paraíso oferece uma enorme variedade de passeios, cada um encontrará o que mais aprecie, incluindo-se “ver discos voadores”. Optamos por conhecer a Feira do Produtor, a Fazenda de Piscicultura e a Cachoeira do Poço Encantado. Na feirinha, muitos produtos orgânicos e um excelente mel de aroeira. A fazenda é ótima para se comprar peixes, produto fresco e com preço atrativo. Não servem o peixe no local, apenas bebidas.
Para o acesso a Cachoeira paga-se um ingresso de R$10,00 e há um pequeno trecho (menos de um Km) de terra, cuidado proprietários de custom. Dois de nossos amigos o fizeram em uma Bandit, e uma Intruder 800: penaram. A cachoeira é lindíssima e conta com um pequeno restaurante/bar e hospedagem.
Passeio muito bom, principalmente pela companhia de amigos de mais de trinta anos e pela recepção prestada pelo meu colega de turma, o Ebert, que optou por morar no local.
Texto de Naor Seixas Monte.
Foto 1 Efeito das caixas de pó
Foto 2 Pousada em São Jorge
Foto 3 Rene, amigo de longa data
Foto 4 feirinha em Alto Paraíso
Foto 5 Pacheco, Fayão, Rene e Ebert na Fazenda de piscicultura
Foto 6 Placa
Foto 7 Poço Encantado
Foto 8 Cachoeira
















2 comentários:

  1. Meu Deus nunca vi tanto pó assim em uma pessoa.

    ResponderExcluir
  2. A nota triste fica por conta do acidente sofrido pelo Rene , na segunda , dia 09Set, nas proximidades de Arraias. Nosso amigo está internado em Palmas e nós, torcendo pela sua recuperação.

    ResponderExcluir