terça-feira, 24 de setembro de 2013

LUBRIFICAÇÃO DE CORRENTE

Pode-se ver o bujão e, bem a esquerda da foto a torneira
Como voltei ao time dos que usam motos com correntes o velho problema da lubrificação reapareceu, principalmente em viagens longas e por estradas de terra ou areia. Em recente viagem a Alto Paraíso tivemos a oportunidade de verificar até onde pode ir a criatividade de um motociclista para resolver o assunto, no caso o amigo Rene Cesar (Santos/SP) que adaptou o sistema a seguir descrito para uma Honda XRE -300.
Material utilizado: um bujãozinho de óleo de freio de fusca, alguns cm de mangueira flexível e uma torneirinha do tipo que se utiliza em pequenos fogões a gás.

 Como se pode ver nas fotos abaixo o sistema é preso ao suporte de alforje. Quando necessário, abre-se a torneira até o lubrificante preencher uns 20 cm da mangueira, cuja ponta deve estar próxima à parte inferior da corrente. Daí basta fechar a torneira e percorrer mais ou menos um km em baixa velocidade. O lubrificante irá gotejar sobre a corrente, por ação da gravidade e pronto, lubrificação feita.
Texto: Naor Seixas Monte



Um comentário:

  1. Achei interessante e cômodo, mas pelo visto faz uma sujeira danada nos pneus, rodas e adjacências. Em uma viajem longa vale a pena.

    ResponderExcluir